#14: It de Stephen King

#14: It de Stephen King

No episódio do mês, conversamos sobre “It” (1986) de Stephen King e falamos sobre as metáforas de violência no livro, eventos que perpassam a história estadunidense, e claro, sobre palhaços!!

Abordamos também a naturalização da violência nas situações cotidianas, a exposição da infância aos abusos familiares e ao bullying, de forma que podemos perceber como a violência é cíclica e encontra diversas formas de se manifestar.

Relacionamos o livro com suas duas adaptações, uma para o cinema e outra para a TV, explorando as semelhanças e diferenças na maneira de interpretar os personagens e os temas do livro.

Livros citados:

  • O Iluminado (1977), de Stephen King.
  • Doutor Sono (2014), de Stephen King.

Música da nossa trilha sonora: It OST de Benjamin Wallfisch

  • Epilogue – The Pennywise Dance
  • Derry History
  • January Embers
  • Georgie’s Theme
  • Time to Float
  • Return to Neibolt

Deixe seus comentários aqui pra gente. Sempre que acabamos de gravar, lembramos de algo mais que poderia ser dito, logo o tema sempre fica em aberto.

Podcast:

00:00:31 Apresentação
00:24:05 Sobre o autor Stephen King e “A Coisa”
00:36:00 Ocorrências históricas
01:02:50 Adaptações cinematográficas para cinema e TV
01:44:42 Influências em outras obras
02:10:10 Encerramento

 

Killer Clowns from Outer Space (1988) http://www.imdb.com/title/tt0095444/
Clownhouse (1989) http://www.imdb.com/title/tt0094886/
It (1990) http://www.imdb.com/title/tt0099864/
Woh (1998) http://www.imdb.com/title/tt7396230/
It (2017) http://www.imdb.com/title/tt1396484/

 

3 thoughts on “#14: It de Stephen King

  1. Luís Fernando

    Muito bom o bate papo de vocês! Na adolescência li muitos livros do Stephen King, mas acho que “A Coisa” não tinha na biblioteca municipal de Três Corações. Como li alguns livros em sequência, confesso que em determinado momento me deu uma certa fadiga o universo dele. Mas, com certeza, é um grande ícone da cultura pop.
    Não tenho esse dado, mas acredito que o SK seja um dos líderes de adaptações para tv/ cinema. Porque tem muito livro dele adaptado, só em 2016 serão seis!
    Acho que “It” levantou bastante a moral dele, sobretudo pelo bilheteria enorme. “A Torre Negra”, por outro lado, parece que decepcionou. E que bom que os diretores tem tido bom senso, porque essa cena de orgia infantil é uma coisa bem bizarra, fiquei assustado de ter isso no livro.

    1. Lívia Torquetti

      Obrigada, que bom que você gostou!
      Realmente, vi que Torre Negra não emplacou mesmo não, mas é impressionante mesmo, como suas obras são sempre reinvindicadas para adaptação!

      Te falar que eu tinha lido spoiler sobre essa cena da orgia e achei muito esquisito ter isso no livro….cinema consegue – quando quer – achar soluções decentes para resolver essas coisas né?

      Você gostou da adaptação nova?

      1. Luís Fernando

        Gostei sim, Lévia. Não vi a versão anterior, nem sou um grande conhecedor do gênero. Mas achei o filme muito competente, tanto na condução das cenas de suspense quanto na ambientação geral. Foi uma boa escolha trazer essa primeira parte do filme para os anos 1980. O sucesso do Stranger Things mostra como parte do público atual está bem receptivo a nostalgia daquela década.

        Tô bem curioso para saber como será a segunda parte e aposto que eles vão mudar essa coisa de aranha alienígena, viu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *